Decapagem – Processo de remoção de óxidos, (vulgo ferrugem), através de projeção de esferas de vidro/areia (jacto de areia).

Lacagem – Processo de pintura electroestática a pó, após processo de decapagem, metalização e/ou desengorduramento, indo depois ao forno para cozedura.

A Lacagem é uma pintura “a seco” que requer prévia preparação da peça a lacar (falando em metais) através de jacto (areia, vidro, plástico, óxido, etc conforme dureza e acabamento pretendido) ou lixa.

diartes-powder
 


Depois da preparação, utiliza-se pistola ligada a um aparelho que gera entre 25KV a 100KV, para aplicar o “pó”, conforme a necessidade da espessura da camada ou camadas, e que através de um elétrodo positivo, carrega positivamente as partículas do “pó” que são, por meio electroestático, atraídas para a peça. Após uniformemente pulverizada, a peça é colocada num forno a uma temperatura de 180º a 200º conforme o tipo de “pó” durante um determinado

período de tempo para que este derreta e fique num estado líquido que depois de arrefecer terá o aspeto final uniforme.

A particularidade da lacagem além da sua maior resistência é que a peça pode ser montada cerca de 10 minutos depois de retirada do forno, pois assim que arrefece está pronta. É possível lacar diversos tipos de materiais (metálicos, plásticos, madeiras,

vidro, etc) existindo “pó” específico para cada um, sendo o mais comum, a lacagem de materiais metálicos, exigindo estes menos cuidados.

Na lacagem não é possível misturar cores para obter outros tons, uma vez que o “pó” não se mistura e acabaria por originar manchas nas cores.
*Aplica-se uma cor de cada vez, indo ao forno entre aplicações.

áreas

portoes_icon2diartes-mais
carros_icon2
diartes-mais
biclas_icon2diartes-mais