Bicicletas
Bicicletas antigas: uma moda que não passa
A bicicleta como conhecemos hoje foi inventada em França, em 1860, por Pierre Michaux. Em 1865, inaugurou a primeira fábrica de bicicletas do mundo, a Biciclos Michaux. Imaginem o impacto deste produto na época, que nos encanta até os dias de hoje…
Assim, “as magrelas” já estão entre nós há muito tempo! E com isto, vieram também os colecionadores, restauradores ou alguém que quer possuir uma bicicleta antiga para passeios nos finais de semana. E isto tem sido o ganha pão de muita gente comprometida em preservar a memória e os costumes de uma época, e, acima de tudo, se divertir com estilo e nostalgia.
Além disto, a internet tem contribuído muito para a reunião dos aficcionados, bem como para a pesquisa de peças e as vezes até da própria bicicleta. Basta uma rápida procura no Google para encontrar um universo que se expande e muito!
Temos notícias de colecionadores que já fizeram mais de 150 restaurações! E todos são unânimes em afirmar que o que os move e estimula não é o dinheiro, e sim a paixão pelas bicicletas antigas.
Para iniciar o processo de restauro de uma bicicleta, tal como acontece nas motorizadas e motas, é importante saber como recuperar cada um dos componentes. O tratamento e pintura dos componentes metálicos, sendo a lacagem, a melhor solução para quadros e outros componentes estruturais de uma bicicleta.